O que é o TELELAB?

O TELELAB é um programa de educação permanente, do Ministério da Saúde, que disponibiliza CURSOS GRATUITOS, cujo público alvo são os profissionais da área de Saúde.

Certificação

Nossos cursos são certificados pela Universidade Federal de Santa Catarina. Clique aqui para saber mais sobre o processo de certificação.

Área do Aluno

Quarta, 23 Outubro 2019 15:52

Novo curso da UFSC aborda a Saúde Prisional

(2 votos)

Dividido em 5 módulos que totalizam 120h, o curso busca ampliar o olhar do profissional de saúde no que se refere ao atendimento às pessoas privadas de liberdade, para que seja realizado o cuidado adequado e vinculado ao preconizado pelas políticas públicas.

Profissionais de saúde interessados em aprofundar os conhecimentos no âmbito do sistema prisional, já podem se inscrever no mais novo curso Atenção à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade. Dividido em cinco módulos, que variam entre 15h e 30 horas cada, o curso é livre, totalmente gratuito e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até 30 de novembro de 2019, pelo link.

Desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de Saúde Prisional, a oferta tem como objetivo ampliar o olhar do profissional de saúde no que se refere ao atendimento às pessoas privadas de liberdade, para que seja ofertado um cuidado integral, adequado e vinculado ao que é preconizado pela  juntamente com a Política Nacional de Humanização (PNH).

“Diante das especificidades do atendimento profissional à população prisional, o curso foi desenvolvido a partir dos desafios e potencialidades vividas pelos profissionais inseridos nesse sistema para ofertar atenção integral tanto para homens quanto para mulheres inseridas nesse contexto”, explica a coordenadora do curso, Elza Berger Salema Coelho.

Para isso, são abordados os conceitos envolvidos nesta atenção, as políticas públicas existentes e suas definições e aplicabilidades, como funciona o acolhimento e a política de humanização nas práticas de gestão e assistenciais, além da própria gestão do processo de trabalho para os profissionais de saúde deste sistema.

“Incluímos também em um módulo as especificidades na atenção à saúde dos homens privados de liberdade e, em outro módulo, a atenção à saúde das mulheres privadas de liberdade. Buscando sempre um olhar ampliado no atendimento, na escuta qualificada, no respeito e na busca pela garantia da manutenção dos direitos humanos e de saúde para com essa população”, frisa a coordenadora.

Elza acredita que o principal objetivo de aprendizagem desta capacitação é fazer o profissional de saúde compreender quais as possíveis mudanças na visão e nas ações cotidianas que podem resultar em ampliação da qualidade da atenção à saúde das pessoas privadas de liberdade.

Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/cursos-e-eventos/54003-novo-curso-da-ufsc-aborda-a-saude-prisional