O que é o TELELAB?

O TELELAB é um programa de educação permanente, do Ministério da Saúde, que disponibiliza CURSOS GRATUITOS, cujo público alvo são os profissionais da área de Saúde.

Certificação

Nossos cursos são certificados pela Universidade Federal de Santa Catarina. Clique aqui para saber mais sobre o processo de certificação.

Área do Aluno

Quarta, 23 Outubro 2019 15:55

Prioridades do DCCI e propostas para 2020 foram apresentadas em audiência pública na Câmara dos Deputados

(0 votos)

Diretor Gerson Pereira garante que a nova estrutura permite a integração com a atenção primária e a proximidade com a sociedade civil.

O diretor do Departamento das Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde (DCCI/MS), Gerson Pereira, participou na terça-feira (11), na Câmara dos Deputados, da audiência pública Situação das Políticas Públicas para HIV/Aids no Brasil.

Requerida pela Comissão de Seguridade Social e Família a partir da deputada federal Fernanda Melchiona (PSOL-RS), a audiência teve como pauta o Decreto Nº 9.795/2019, que modifica a estrutura do Ministério da Saúde, especificamente o artigo 38, voltado ao Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Nele, estão a proposta de formulação e a implementação de políticas, à promoção de ações e garantia de direito às populações vulneráveis e às pessoas vivendo com HIV/Aids e o fortalecimento com as organizações da sociedade civil, além da coordenação do Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais.

Gerson Pereira explicou que a nova estrutura do Departamento permite a integração com a atenção primária, além de abranger novos agravos – caso da tuberculose e da hanseníase – e de garantir a continuidade do acesso universal aos medicamentos. “É preciso observar o que está no decreto, e lá não há nada que comprometa o que foi feito ao longo dos mais de 30 anos do Programa de Aids no Brasil. O que está no artigo 38 nunca tinha sido colocado em nenhum outro do decreto do departamento anteriormente”.

O diretor garantiu que não há desmonte do programa, que o diálogo com os movimentos da sociedade civil está mantido e que houve aumento do orçamento para o setor na ordem de 24%, de 2018 para 2019. “O decreto não olha para uma ou outra doença especificamente e sim para as condições, os determinantes e suas tendências epidemiológicas”, afirmou.

Gerson Pereira também apresentou a nova estrutura do DCCI e as seis prioridades do Departamento para os anos de 2019 e 2020: Reduzir a mortalidade das PVHIV e coinfecção TVB/HIV; ampliar e fortalecer o diagnóstico e tratamento da TB, HIV, Hepatites virais, IST e hanseníase (ou hepatites verificar); reduzir a transmissão vertical da sífilis e da hepatite B e eliminar a transmissão vertical do HIV; ampliar o tratamento da hepatite C; ampliar o acesso às ações de prevenção e diagnóstico e para populações-chave; fomentar estudos e pesquisas para o desenvolvimento de novos testes de diagnóstico da hanseníase.

Duas propostas do DCCI para 2020 foram apresentadas: a reestruturação dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) em articulação com a rede de atenção primária, e o edital ONG, que é o chamamento para seleção de projetos de base comunitária a serem desenvolvidos por organizações da sociedade civil.

Também participaram da audiência a deputada federal Fernanda Melchiona (PSOL-RS); o representante da Secretaria de Articulação Política da Rede Nacional das Pessoas Vivendo com HIV e Aids (RNP+ Brasil) e Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA), Jorge Beloque; a representante da Articulação Nacional de Luta contra a Aids (Anaids), do Fórum ONG/aids, do Rio Grande do Sul, e do Grupo de Apoio de Prevenção da Aids (GAPA), Carla Almeida; o membro da ONG Somos, Comunicação, Saúde e Sexualidade), Alexandre Boer; e a representante da Rede Trans Brasil, Tathiane Araújo.

Fonte: http://www.aids.gov.br/pt-br/noticias/prioridades-do-dcci-e-propostas-para-2020-foram-apresentadas-em-audiencia-publica-na-camara