O que é o TELELAB?

O TELELAB é um programa de educação permanente, do Ministério da Saúde, que disponibiliza CURSOS GRATUITOS, cujo público alvo são os profissionais da área de Saúde.

Certificação

Nossos cursos são certificados pela Universidade Federal de Santa Catarina. Clique aqui para saber mais sobre o processo de certificação.

Área do Aluno

Quinta, 14 Fevereiro 2019 15:26

DIAHV lança conteúdo on-line e exclusivo da campanha Indetectável

(0 votos)

Fotos, vídeos e depoimentos, trazem os relatos de pessoas que estão conseguindo controlar o HIV por meio da adesão ao tratamento

O Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde lança no seu site conteúdo dedicado a campanhaIndetectável(lançada em novembro de 2018). O espaço online conta, por meio de vídeos, fotos e relatos, as histórias de vida de 13 pessoas que vivem com vírus, com carga viral indetectável no organismo. O conteúdo está acessível no endereçowww.aids.gov.br/indetectavel.

A ideia é oferecer um conteúdo exclusivo sobre o tema, com intuito de entregar uma experiência singular para o internauta. O objetivo é informar e provocar a reflexão sobre o viver com o HIV/aids.

Todos os personagens contam em suas histórias de como receberam o diagnóstico, a luta pela aceitação e as dificuldades para aderirem ao tratamento e como estão conseguindo superar o estigma e o preconceito que ainda rondam o vírus. Alguns vivem com o vírus há quase 30 anos.

Todos possuem ótima adesão ao tratamento antirretroviral e por isso estão com a carga viral indetectável no organismo, o que os permite levar suas vidas trabalhando, namorando, fazendo planos. Estar indetectável é uma condição alcançada através do uso correto dos medicamentos antirretrovirais que faz com que as pessoas vivendo com HIV/aids alcancem a chamada “carga viral indetectável”.

Evidências científicas demonstram que além da qualidade de vida, a condição de se estar indetectável impede a transmissão do HIV por via sexual.

Essa é uma condição transformadora: para quem vive com o vírus, porque significa que a infecção está controlada e que os sonhos e planos para o futuro não precisam ser interrompidos e que a vida pode seguir com esperança.

Fonte: http://www.aids.gov.br/pt-br/noticias/diahv-lanca-conteudo-line-e-exclusivo-da-campanha-indetectavel