O que é o TELELAB?

O TELELAB é um programa de educação permanente, do Ministério da Saúde, que disponibiliza CURSOS GRATUITOS, cujo público alvo são os profissionais da área de Saúde.

Certificação

Nossos cursos são certificados pela Universidade Federal de Santa Catarina. Clique aqui para saber mais sobre o processo de certificação.

Área do Aluno

Segunda, 15 Abril 2019 15:26

Secretário propõe maior territorialização das ações de vigilância em saúde

(0 votos)

Wanderson de Oliveira defendeu a ideia em reunião dos coordenadores estaduais e municipais das IST, HIV/aids e Hepatites

Na Reunião de Coordenadores(as) de Programas Estaduais e Municipais (capitais) de IST, HIV/aids e Hepatites Virais, realizada na quarta-feira (3), em Brasília, o secretário de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, ressaltou a importância de uma gestão mais próxima dos estados e municípios. “Temos a necessidade de mudar o nosso olhar nas ações em saúde. É preciso olhar para o território. Não queremos apenas discutir tecnicamente, mas também verificar a realidade do território, os problemas e a carência de cada região”, disse na abertura do evento. Para o secretário, a SVS precisa ser repensada a partir de propostas conjuntas. “Desde janeiro estamos discutindo com diretores e coordenadores propostas de uma nova estrutura e resgatando processos que serão implantados ao longo dos próximos anos”.

O diretor do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV), Gerson Pereira, apresentou as cinco prioridades para a resposta ao HIV/Aids, Hepatites Virais e Sífilis para os anos de 2019 e 2020. São elas: a redução da mortalidade das pessoas vivendo com HIV; redução das hepatites virais com foco na hepatite C; redução da sífilis, da hepatite B e a eliminação da transmissão vertical do HIV; ampliação do acesso às ações de prevenção e atenção à saúde em IST, HIV/Aids e hepatites virais; e a redução dos casos de sífilis adquirida.  Gerson Pereira reforçou a proposta de territorialização no atendimento à saúde. “Definindo prioridades, iremos aos locais discutir as necessidades e induzir para que as ações possam estar nos estados e municípios”.

Para o diretor do DIAHV, as prioridades não devem se restringir ao âmbito da SVS. “Propomos que essas cinco prioridades sejam colocadas nos planos de estados e municípios”.Já a diretora substituta do DIAHV, Denise Arakaki, destacou a mudança na estrutura da secretaria, com a inclusão da tuberculose entre os objetivos do Departamento. “A tuberculose e a hanseníase nos ensinam a fazer atenção básica. Com a incorporação, a gente pode aproveitar a posição do Departamento para melhorar a resposta a esses dois agravos assim como já é feito para às IST, HIV/aids e hepatites virais”, disse.

O Secretário adiantou que na proposta de reestruturação da SVS está inclusão da tuberculose e da hanseníase no rol de agravos de responsabilidade do DIAHV. Wanderson também destacou a preocupação com as hepatites e outras IST. “Nas hepatites virais, vamos agilizar a regulação da distribuição de medicamentos. Para sífilis precisamos discutir com os gestores estratégias mais incisivas para a detecção da doença, vamos melhorar os indicadores”.

PREP – A expansão da distribuição da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) em todo o país é uma das metas da SVS a partir de 2019. “Vamos nos esforçar para duplicar e, quem sabe, até triplicar o atendimento de PrEP no Brasil”, afirmou o Secretário.

Na Reunião também participaram Ivo Brito (DIAHV) que apresentou o “Projeto Sífilis Não”; Glaucio Mosimann (DIAHV), que apresentou o “Plano de Enfrentamento das Hepatites Virais”; a Dra. Célia Landman (Fiocruz) que apresentou “Resultados do Estudo de Incidência do HIV”.

Fonte: http://www.aids.gov.br/pt-br/noticias/secretario-propoe-maior-territorializacao-das-acoes-em-reuniao-com-coordenadores-de-ist